• 73 3211-8364

Selecione ao lado o arquivo por curso e professor!

O avanço do Coronavírus está forçando escolas cursos e universidades a rever e reiventar suas metodologias de ensino. Lembramos que o Ministério da Educação (MEC) divulgou que irá publicar uma portaria para permitir que escolas da educação básica substituam aulas presenciais por aulas a distância por um período de 30 dias, que poderá ser prorrogados.

Diante desta situação não podemos esperar que todos se adaptem repentinamente a estes novos tempos. Sabemos dos inúmeros problemas de conexão à Internet, mas é um ótimo momento para nos reinventarmos e criarmos coragem de testar o uso de ferramentas tecnológicas já disponíveis para estruturarmos alternativas no formato de educação a distância. Pensar fora da caixa pode ajudar a mitigar o problema momentâneo, como também colaborar para fortalecer a cultura digital e avançar rumo à uma nova educação, como há bastante tempo já temos discutido.

Por fim, um ponto fundamental para o sucesso na implementação da educação a distância é envolver os pais e familiares, que inicialmente podem oferecer alguma resistência, mas logo entenderão que esta é uma ótima oportunidade para que seus filhos e filhas, nativos digitais que são, possam continuar os estudos durante o período em que a pandemia perdurar, quando o mais recomendável é aprender em casa longe do contato com os colegas e professores.

Aos professores cabe o desafio de não só pensar em estratégias interessantes para serem ofertadas no formato EAD, como também dimensionar o tempo diário para atividades online, evitando sobrecarregar os alunos e deixá-los desmotivados para vivenciar esta experiência

CARROSSEL - Soluções inteligentes neste momento de Pandemia