Escola Carrossel

Escola Corrossel

Palavra da Diretora

Acredito que toda vida seja uma série de aventuras permeadas de sonhos e realizações que sempre nos proporcionam uma boa história para contar. Comigo não foi diferente, contar um pouquinho da história da Escola Carrossel, é contar um pouquinho do resultado de todos os sonhos que tive, isso porque a história da Escola Carrossel se mistura à minha própria vida.

Cabe colocar, entretanto, que toda vitória é coletiva e que esta foi e continua sendo uma história escrita por muitas mãos. O resultado dessa realidade vivenciada hoje só foi e é possível com a colaboração de todos que, junto comigo, acreditaram que a educação é capaz de mudar o mundo.

A nossa Escola nasceu em uma pequena garagem improvisada na Avenida Duque de Caxias, no centro de Itabuna. Onde tive grande contribuição da minha família, principalmente minha mãe, Perolina Apê Portela. Nessa garagem, iniciei alfabetizando dez crianças com o método fonético, e o resultado foi excelente, tão bom que ainda hoje o utilizamos na Escola, claro que com algumas alterações, pois é um promisso nosso nos mantermos atentos e atualizados sobre o mundo moderno que já não é o mesmo de 46 anos atrás. Quando eu poderia imaginar que hoje no nosso Fundamental II, cada aluno teria um computador de uso próprio para utilizar durante as aulas?

Com o sucesso da alfabetização e a procura dos pais, resolvemos estender nossa Escola e nos mudamos para a rua Ruffo Galvão, para a casa de dois parentes do Dr. Renato Cunha, pessoa por quem tenho uma imensa gratidão. A esta altura já tínhamos salas do Maternal III ao 4° ano.

Foi quando percebi a proporção que as coisas haviam tomado e me dei conta de que precisava ampliar ainda mais, ter o meu próprio terreno, lugar para continuar construindo o meu sonho que cada vez mais se tornava uma realidade maior. Veio a sede própria.

Adquiri quatro lotes em um dos melhores bairros da cidade e meu esposo, José Carlos Assis, me presenteou com mais dois lotes.

Agora eu tinha um terreno promissor para iniciar a sede da Escola do meu sonho.

Com o terreno já escolhido, segui para Belo Horizonte em busca de um engenheiro e um arquiteto para traçar toda estrutura física com muito carinho e cuidado, planejando cada sala de aula, considerando a ventilação, o tamanho que deveriam ter, os sanitários para cada uma e todo o conforto para que os alunos e professores pudessem desempenhar suas atividades da melhor forma.

Na parte pedagógica, encontrei uma colega e amiga, Rosemary Maron, que logo passou a ser coordenadora, agregando ainda mais valor a nossa equipe.

Com a edificação concretizada e uma equipe competentíssima de professores e coordenadora, parti para a confecção de cinco livros (do Maternal III à alfabetização). Após muito estudo e trabalho elaborei atividades que somavam o conhecimento ao universo lúdico da criança, utilizando o mesmo método fonético adotado até hoje (com atualizações).

Por acreditar no trabalho realizado na nossa Escola e ver os resultados gerados através do sucesso dos nossos alunos, após o nascimento da minha primeira filha, Isabela, implantei o ginásio (5° ao 9° ano), formando assim a tríade dos segmentos atuais da Escola Carrossel: Educação Infantil, Fundamental I e Fundamental II, os quais são dirigidos por mim e por minhas filhas, Isabela Portela e Gabriela Portela que nutrem junto comigo o mesmo amor e carinho pela Escola e pela educação.

Este ano completamos 46 anos (2023) de caminhada formando pessoas e fazendo a diferença, preparando nossos alunos para serem sujeitos amadurecidos não só intelectualmente mas também socialmente, capazes de conduzi os desafios que a vida oferece e motivando-os sempre a buscarem suas melhores versões.

A esperança e os sonhos têm a dimensão da fé. Somos capazes de realizar qualquer coisa que podemos sonhar, basta acreditar!